A área de Seguros e Saúde está em constante atualização, e aqui na Espaço Corretor você não perde nada! Confira as últimas notícias:
Susep apresenta novo superintendente Alessandro Octaviani
No dia 8 de março, o Ministro da Casa Civil da Presidência da República nomeou Alessandro Serafin Octaviani Luis como novo Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Octaviani já foi Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e é Professor Doutor de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da USP. Ele também foi conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e fundador do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS). Além disso, é Bacharel em Direito, Mestre em Ciência Política e Doutor em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo (USP), possui longa experiência na prática jurídica, especialmente em temas de direito econômico, como o Direito Econômico da Concorrência e o Direito Econômico do Seguro.
Confira a matéria Alessandro Octaviani é nomeado Superintendente da Susep, divulgada no site do Governo Federal.
Anvisa recomenda uso de máscara apenas para grupos específicos
Na última segunda-feira, dia 03 de abril, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou as orientações sobre o uso de máscaras em serviços de saúde. A partir de agora a recomendação de uso de máscara nas unidades de saúde ficou para os seguintes grupos:
- Pacientes com sintomas respiratórios ou positivos para Covid-19 e seus acompanhantes;
- Pacientes que tiveram contato próximo com caso confirmado durante o período de transmissibilidade da doença (últimos 10 dias);
- Profissionais que fazem triagem de pacientes;
- Profissionais do serviço de saúde, visitantes e acompanhantes presentes nas áreas de internação de pacientes;
- Situações em que houver a indicação do uso de máscara facial como equipamento de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde, em qualquer área do serviço de saúde.
A agência disse que considerou discussões técnicas sobre o assunto, avaliando o cenário atual, e tomou a decisão com o objetivo de prevenir contaminações e transmissão de Covid-19 no ambiente hospitalar e proteger pacientes, outros acompanhantes, visitantes e profissionais.
Abril Azul quer conscientizar sobre o autismo e estudo aponta o aumento no número de diagnósticos do transtorno
No dia 02 do mês de abril acontece o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, definido pela Organização das Nações Unidas. Por isso, o mês de abril foi escolhido como mês dedicado à conscientização e promoção da inclusão de pessoas com autismo.
A cada ano que passa, maior tem sido o número de diagnósticos de crianças com o transtorno. Em matéria sobre o assunto, o G1 citou uma pesquisa realizada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, que aponta uma prevalência de 27,6 casos do transtorno a cada mil crianças de até oito anos, sendo 1 a cada 36. Em relação a dados de outros períodos, como 1 a cada 57 crianças britânicas, apresentados pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido, em 2021, o aumento é significativo. Além disso, o estudo mostrou que o autismo é 3,8 vezes mais frequente em meninos — cerca de 4% deles têm a condição.
De acordo com o psiquiatra Daniel Minahim, não existem fatores ambientais que influenciam nesse aumento. A mudança, na verdade, é resultado da maior conscientização a respeito do autismo, através da disseminação de mais informações tanto entre os profissionais da saúde quanto entre a população.
Saiba mais sobre esse assunto através da matéria “Por que os diagnósticos de autismo estão crescendo tanto?”, do G1, e da matéria Abril Azul: história e significados, do portal Autismo e Realidade.