Conheça a campanha Março Amarelo!

Conheça a campanha Março Amarelo, que nasceu com o objetivo de conscientizar a população a respeito da endometriose.

Compartilhe

É muito importante conscientizar a população sobre a endometriose, e a Campanha Março Amarelo nasceu com esse propósito. Atualmente, a doença atinge uma em cada dez mulheres no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, e no mundo 180 milhões de mulheres enfrentam o problema, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde.

A Endometriose acontece quando o tecido que normalmente reveste o interior do útero cresce fora dele, em outros órgãos próximos. Esse tecido pode causar inflamação, dor intensa e cicatrizes, afetando a fertilidade e a qualidade de vida da mulher. Muitas vezes, a doença é confundida com outros problemas de saúde, ou deixada de lado por parecer apenas uma dor menstrual para algumas mulheres, por isso o diagnóstico pode ser difícil.

Alguns dos sintomas comuns da doença incluem dor abdominal e pélvica intensa, cólicas menstruais fortes, sangramento menstrual intenso ou irregular, dor durante a relação sexual e problemas intestinais ou urinários durante o período menstrual. Esses sintomas podem afetar diretamente a qualidade de vida de quem a possui, afetando a rotina e causando grandes desconfortos.

A Campanha Março Amarelo foi criada com o objetivo de conscientizar a população feminina a respeito da doença e apoiar as mulheres que sofrem com ela. É muito importante saber que dores intensas durante o período menstrual não são apenas uma reação normal, muitas vezes podem ser sinal de algo mais grave, por isso é importante buscar orientação médica.

Como tratar a endometriose?

Infelizmente, não existe uma forma de prevenir a doença, mas é possível ter uma boa qualidade de vida, mesmo com ela. É importante que mulheres em idade reprodutiva realizem exames ginecológicos regulares, incluindo o exame de toque vaginal e a ultrassonografia transvaginal, para que possam detectar precocemente quaisquer alterações no seu corpo. Esse diagnóstico precoce facilita a introdução de tratamentos mais eficazes, que podem controlar os sintomas e diminuir o desconforto sentido pelas mulheres.

Os tratamentos para a endometriose podem incluir medicamentos para aliviar a dor e reduzir a inflamação, cirurgia para remover tecido endometrial excessivo e, em alguns casos, terapia hormonal. Ele será determinado de acordo com o estágio da doença e dos sintomas individuais de cada paciente.

Neste mês, reforçamos a importância de estar em dia com seus exames e consultas, para garantir uma melhor qualidade de vida. Dores intensas e desconfortos não devem ser ignoradas, e é indispensável estar atento aos sinais que seu corpo da. Aqui na Espaço Corretor, nós apoiamos essa campanha, e queremos incentivar você, mulher, a se colocar em primeiro lugar e manter o cuidado constante com sua saúde!

Leia também

Espaço Informa

Setembro Amarelo: Priorize sua Saúde Mental

Neste mês de setembro acontece a campanha Setembro Amarelo, de conscientização a respeito da prevenção ao suicídio. Hoje trouxemos alguns pontos importantes sobre o assunto.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.