Neste mês de setembro acontece a campanha Setembro Amarelo, que visa conscientizar as pessoas a respeito da prevenção ao suicídio, um assunto que ainda não é muito falado, mas que infelizmente é muito comum. Os casos de suidício têm praticamente 100% das suas causas relacionadas às doenças mentais, ou seja, poderiam ter sido evitados.
Hoje, queremos trazer este cuidado com a Saúde Mental à tona, com formas de cuidado, como identificar sintomas de doenças mentais e como ajudar pessoas ao nosso redor que podem estar passando por isso, confira:
Por que e Como Cuidar da Saúde Mental Diariamente
A rotina agitada e as pressões do trabalho podem afetar profundamente nossa Saúde Mental. Assim como incentivamos nossos clientes a cuidarem da sua saúde, devemos cuidar de nós mesmos. Manter a saúde mental em dia é fundamental para ter mais qualidade de vida e garantir seu bem-estar.
Como cuidar da Saúde Mental diariamente?
- Autoconhecimento: Entenda seus limites e identifique situações estressantes. Busque maneiras saudáveis de lidar com o estresse e dificuldades.
- Equilíbrio: Encontre o equilíbrio entre trabalho, vida pessoal e lazer. Descansar adequadamente é tão importante quanto alcançar metas de vendas.
- Comunicação: Fale sobre seus sentimentos e preocupações com pessoas de confiança, sem medo de estar sendo vulnerável, afinal, você é um ser humano com sentimentos, mas lembre-se de que nem todos saberão te ajudar, por isso, um profissional sempre é a melhor escolha.
Sintomas de Depressão e Busca por Ajuda
A depressão é uma das maiores causas do suicídio no mundo, mas ainda é tratada como um tabu por muitos, tornando a identificação e tratamento mais difíceis. Conhecer os sintomas é importante para saber quando buscar ajuda, confira alguns deles:
- Tristeza persistente: Sentir-se triste, desanimado ou vazio na maior parte do tempo.
- Perda de interesse: Perder o interesse em atividades que antes eram prazerosas.
- Mudanças no apetite e sono: Alterações significativas no apetite e padrão de sono.
- Fadiga constante: Sentir-se cansado, mesmo após um longo descanso.
- Dificuldade de concentração: Encontrar dificuldades para se concentrar no trabalho ou em tarefas diárias.
- Pensamentos suicidas: Pensamentos de morte ou desejo de não existir mais.
Buscar ajuda é um sinal de força, não de fraqueza. Como pessoas que atuam diretamente com a Saúde, temos acesso a recursos valiosos de Saúde Mental. Consultar um Psicólogo ou um psiquiatra pode ser o primeiro passo para superar a depressão.
Auxílio para Pessoas Próximas
Além de cuidar da nossa própria Saúde Mental, é importante estar atento às pessoas ao nosso redor, observando e sendo uma pessoa de confiança.
- Observação: Esteja atento a mudanças no comportamento das pessoas ao seu redor, como isolamento social, irritabilidade ou expressões de desesperança.
- Escuta ativa: Ouça com empatia e ofereça apoio. Às vezes, apenas estar disponível para ouvir pode fazer uma grande diferença. Não use essa oportunidade para dar sermões e lições de moral, pessoas com esses transtornos já estão muito fragilizadas emocionalmente.
- Recomendação profissional: Encoraje a busca de ajuda profissional. Procurar alguém que realmente possa ajudar é muito importante, e você pode ser a pessoa que incentivará isso.
Neste Setembro Amarelo, lembre-se de que cuidar da Saúde Mental é um ato de amor próprio com você e empatia para com os outros. Você não está sozinho.
E caso você esteja passando por algum momento de fragilidade, tenha identificado alguns desses sintomas ou apenas não tem se sentido bem emocionalmente, lembre-se de que procurar ajuda profissional é o primeiro passo para o tratamento! Neste ano, nós o lembramos do tema da campanha: Se precisar, busque ajuda!
O Centro de Valorização à Vida está sempre disponível para quando você precisar. Ligue 188.